DESCOBERTA IMPRESSIONANTE! Sistema De Canais De 4.000 Anos E Artefatos Misteriosos Dos Precursores Maia São Encontrados Em Belize!

Nova pesquisa revelou canais usados ​​por cerca de 1.000 anos para canalizar e capturar peixes de água doce na península de Yucatán

Muito antes dos antigos maias construírem templos , seus predecessores já estavam alterando a paisagem da península de Yucatán, na América Central.

Usando drones e imagens do Google Earth, arqueólogos descobriram uma rede de canais de terra de 4.000 anos no que é hoje Belize . As descobertas foram publicadas na sexta-feira no periódico Science Advances.

“As imagens aéreas foram cruciais para identificar esse padrão realmente distinto de canais lineares em zigue-zague” que se estendem por vários quilômetros através de pântanos, disse a coautora do estudo, Eleanor Harrison-Buck, da Universidade de New Hampshire.

A equipe então conduziu escavações no santuário de vida selvagem Crooked Tree, em Belize. Os canais antigos, pareados com lagoas de retenção, eram usados ​​para canalizar e capturar espécies de água doce, como bagres.

Pontas de lança farpadas encontradas nas proximidades podem ter sido amarradas em gravetos e usadas para pescar com arpão, disse a coautora do estudo, Marieka Brouwer Burg, da Universidade de Vermont.

As redes de canais foram construídas há 4.000 anos por povos seminômades na planície costeira de Yucatán. De acordo com o estudo, os canais foram usados ​​por cerca de 1.000 anos ou mais, incluindo durante o período “formativo” quando os maias começaram a se estabelecer em vilas agrícolas permanentes e uma cultura distinta começou a emergir.

“É realmente interessante ver modificações em larga escala na paisagem tão cedo – isso mostra que as pessoas já estavam construindo coisas”, disse a arqueóloga da Universidade de Pittsburgh, Claire Ebert, que não estava envolvida no estudo.

No auge da civilização maia, as pessoas desta região construíram templos, estradas, pirâmides e outros monumentos . Eles também desenvolveram sistemas complexos de escrita, matemática e astronomia. Os cientistas sabem muito mais sobre esta era porque há muitos outros sítios arqueológicos significativos, disse Ebert.

Mas este novo estudo revela uma ligação entre os povos primitivos na paisagem e o surgimento posterior da cultura maia. Esses antigos canais para pescar podem ter desempenhado um papel em ajudar as pirâmides maias posteriores a se erguerem acima da floresta tropical de Yucatán.

“Isso mostra continuidade”, disse o arqueólogo da Universidade da Pensilvânia, Jeremy Sabloff, que não participou da pesquisa.

Em um nível prático, os canais de captura de peixes ajudaram os primeiros povos da região a diversificar suas dietas e alimentar uma população crescente, construindo uma base para futuros patamares culturais.

Related Posts

Elon Musk’s Mom: A True Symbol of Strength Who Played a Key Role in Shaping His Remarkable Journey!

        A lo largo de su vida, Elon Musk ha sido reconocido por su audacia, innovación y perseverancia, atributos que lo han llevado a convertirse en una…

Read more

BREAKING: Elon Musk Faces Furious Backlash from Taylor Swift Fans After “Vulgar” Comments – Calls for His Cancellation Intensify

        Elon Musk is facing a fierce backlash from Taylor Swift fans after making “vulgar” comments about the pop superstar, sparking widespread calls for his cancellation across…

Read more

When Elon Musk told Justine Musk, mother of his five 𝘤𝘩𝘪𝘭𝘥ren, ‘I would fire you, if …’👇

          In a dramatic revelation, Elon Musk’s relationship with his ex-wife Justine Musk, the mother of his five children, is coming to the forefront once again….

Read more

Dave Chapelle Exposes Oprah As The “Diddy Of Hollywood” (Video)

        In a shocking and bold move that has left Hollywood reeling, comedian and actor Dave Chappelle has made a scathing revelation about media mogul Oprah Winfrey,…

Read more

NOTÍCIA QUENTE: O Mistério do Esqueleto de 1.700 Anos Que Deu à Luz em Um Caixão – Explicação Causa Arrepio!

Em 2010, durante escavações na cidade de Imola, perto de Bolonha, no norte da Itália, os arqueólogos  descobriram  algo extremamente estranho. Os restos mortais de 1.300 anos de uma mulher de aproximadamente…

Read more

IMAGINÁVEL: Descoberta de “Nascimento Pós-Morte” de Mulher da Antiguidade Comprovada por Pesquisa de 1700 Anos!

No ano de 2010, escavações arqueológicas em Imola, na Itália, revelaram uma descoberta macabra e intrigante: os restos mortais de uma mulher medieval, com uma estranha perfuração em seu crânio…

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *